Marketing Pessoal

by André aKa Salsixa at/on 15:47
in

Como seguimento ao meu primeiro post, e em modo de confirmação do seu conteúdo passo a falar de Marketing Pessoal. Poderá ser considerado meramente a aplicação de um nome técnico às nossas práticas diárias relacionadas com a nossa aparência/atitude. Mas digo-vos que é muito mais que isso! Um mero gesto de mãos diz muito acerca de nós. Forma de falar, colocação de voz, roupa que usamos, acessórios entre outros, são tudo ferramentas que usamos, conscientemente ou não, para formar toda uma imagem a transmitir. Podemos mesmo designar de o nosso “posicionamento”, ou seja, a imagem que queremos que as outras pessoas tenham de nós.

Nos tempos que correm tudo isto pode ser trabalhado e “manipulado” a nosso favor, uma boa imagem/atitude pode ditar uma colocação profissional. Recentemente têm surgido empresas consultoras em Marketing Pessoal, ou mais conhecidas por consultoras de imagem que nos ensinam tudo de acordo com os nossos objectivos pessoais.

Deixo algumas dicas do que vestir e não vestir.

O que vestir?

Ao conhecer antecipadamente qual é a empresa e se existe um “dress code” ou não, já terá mais facilidade em seleccionar o que vestir.

“Dress code” - é o código vestimentar.

As empresas podem exigir aos seus funcionários que usem fato e gravata, caso dos homens, as senhoras tailleur de saia, e até as cores do vestuário; algumas têm um plafont para a compra de vestuário e outras ainda fornecem os próprios fatos da empresa, assim a imagem empresarial ficará uniforme.

Se a empresa não é tão rigorosa na forma de trajar, convém no entanto vestir-se com mais cuidado, para que a sua apresentação não seja comprometida, mas deverá sentir-se à-vontade.


Não é aconselhado vestir roupa ou calçado novo, ou algo que não esteja habituado a usar, pois desta forma poderá ficar constrangido e desconfortável.

São de excluir:
- jeans desbotados ou rasgados
- calçado gasto e sujo
- roupas demasiado justas ou transparentes
- decotes e camisolas curtas e caveados
- chinelos
- cabelo desalinhado e sujo
- maquilhagem, perfume e bijutaria em excesso

Para Ele:

Estilo Formal / Executivo


Para Ela

Estilo Executivo / City Chic


1 comentário:

Ricardo disse...

É por isso que eu me esforço sempre por andar com bom aspecto, seja mais ou menos formal, mais ou menos casual, procuro andar sempre "direitinho".

Também penso ser importante haver capacidade por parte de cada um em se adaptar minimamente ao ambiente onde está inserido, de preferência conseguir-se adaptar pela sua própria percepção, sem ter de ser notificado para tal.

Não faz grande sentido andar de fatinho Hugo Boss onde todos à nossa volta estão de ganga e camisa, ou vice-versa...

Quanto às senhoras a mesma coisa, se bem que elas têm um pouco mais de margem de manobra, quando está mais calor podem levar saia, e nós homens temos de nos contentar com as calças, (a ideia não era nós levarmos saias também, mas sim uns calções... sempre dava para arejar um pouco mais).

Ainda assim há aquelas que exageram um pouquito com o traje de serviço... seja pelo pronunciado decote, seja pela (pouca) altura da saia, ou pela justeza das calças.

Não é que nós (alguns pelo menos) não apreciemos tal gesto, mas sempre nos evitavam alguns problemas em casa!

Cumprimentos

Enviar um comentário